quinta-feira, 14 de julho de 2011

como conruir raios-x com uma fita adesiva


Apenas depois de duas semanas do Nobel de Física ter sido apresentado para pesquisas teóricas com partículas subatômicas físicos anunciaram uma perturbadora nova descoberta sobre um tipo de material muito mais comum: Scotch tape. 

Se você puxar a fita adesiva do rolo em uma câmara de vácuo ela irá emitir raios X. Um pesquisador até fez uma imagem de raio X do seu dedo. 

Quem desconfiaria? Bem, na realidade a mais de 50 anos atrás alguns cientistas russos mostraram evidências de raios X sendo emitidos quando uma fita adesiva era descolada de vidro. Mas o novo estudo afirma que você pode obter muitos raios X, segundo os autores. 

“Nós nos surpreendemos muito”, disse Juan Escobar, um estudante graduado da Universidade da Califórnia, nos EUA, que irá publicar seus resultados com outros colegas na edição de quinta-feira da revista científica Nature. “A energia que você pode conseguir apenas ao puxar a fita foi enorme.” 


Ele disse que após refinamentos o processo poderia ser coletado para criar maquias de raios X baratas para socorristas ou para locais onde a eletricidade é cara ou rara. Uma máquina com uma simples manivela poderia tirar um raio X apenas com força humana. 

Os pesquisadores já entraram com um pedido de patente para tais dispositivos. 

No estudo, uma máquina puxava a fita adesiva de um rolo de Scotch tape em uma câmara de vácuo a 3 cm por segundo. Pulsos de raios X rápidos, cada um durando um bilionésimo de segundo, emergiram de um ponto bem próximo do local onde a fita desgrudava do rolo. 

Nesse momento os elétrons pulavam do rolo para a parte adesiva da fita que estava sendo puxada, uma jornada de cerca de um milésimo de centímetro. Quando estes elétrons batiam na no lado adesivo da fita eles perdiam velocidade e essa freada fazia com que emitissem raios X. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário